A Demacamp foi criada em 1999 com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e atuar na melhoria da qualidade ambiental urbana. Para atingir estes objetivos, trabalha de forma compartilhada com instituições, equipes locais e planeja a cidade com a participação efetiva da sociedade.



Em sua visão inovadora, a Demacamp entende que além de fazer um trabalho técnico, deve fomentar a participação social como forma de conseguir avanços no planejamento territorial. E que a sustentabilidade dos processos construídos somente terá continuidade com a presença e fiscalização do cidadão e entidades representativas que o ajudaram a construir. Dessa forma, a empresa atua como ponte entre o conhecimento técnico do arquiteto e urbanista com as comunidades, sendo um meio e não um fim. É nesse aspecto que surge a inovação, na responsabilidade de fazer algo que seja, de fato, defensável e representativo.




A meta incorporada em cada projeto é melhorar a qualidade das cidades, trabalhando com um amplo processo participativo. E isso envolve, por exemplo, a capacitação de conselheiros de uma cidade como Jundiaí, Amparo, Vinhedo ou São Cristóvão no estado de Sergipe. Outro exemplo de participação popular é Vinhedo, onde o Plano Diretor foi aprovado sem emendas. Mas para que isso aconteça, a Demacamp entende que a comunidade precisa estar mobilizada e ter um conhecimento mínimo de leis para fazer valer seus direitos.



Como resultado dessa visão inovadora, os planos realizados nas cidades de Vinhedo e Amparo (SP), por exemplo, foram adotados como referência pelo Ministério das Cidades.




Publicou artigo sobre inovações em experiências recentes, na condução de Processos participativos para elaboração de Planos Diretores Municipais, com base nos trabalhos desenvolvidos pela Demacamp.

Entre os vários projetos realizados estão a elaboração de Planos Diretores e de Habitação para mais de 40 cidades no país, como Campinas, Vinhedo e Jundiaí, em São Paulo, Itaparica e Vera Cruz, na Bahia, Santa Catarina, Palmas (TO), entre outros. Em Itapevi (SP) e nas cidades de São Cristóvão e Estância, em Sergipe. A empresa também realizou planos de habitação no Ceará, Campinas, Sumaré, Itatiba, Montemor, Jaguariúna, Amparo, Votorantim, Itapetininga, Osasco, Jundiaí e Santo André, entre outros.



Na Bahia, a Demacamp trabalhou para o Governo do Estado na elaboração de estudos urbanísticos sobre o impacto que a construção da ponte entre Salvador e Itaparica pode causar. Na sequência, atualizou a legislação urbanística das duas cidades da ilha: Itaparica e Vera Cruz.

A amplitude temática e versatilidade da Demcamp, em razão da sua equipe técnica e consultores especializados, a levou a realizar trabalhos para o IPHAN, como o Levantamento de patrimônio da calha do Rio São Francisco, do Alto São Francisco e do Baixo São Francisco, em 27 localidades.



Recentemente foi contratada pelo IPHAN de Minas Gerais para elaboração das normativas de seis cidades históricas: Mariana, Congonhas, Tiradentes, São João Del Rey, Diamantina e Cerro. A empresa também executa trabalhos para o INCRA, especialmente junto às comunidades quilombolas.


Seus trabalhos na área de habitação tem sido referência para elaboração de planos locais de habitação de interesse social, notadamente em função do desenvolvimento de método para caraterização de assentamentos precários em municípios pequenos.

Atuou também junto ao Fundo Socio Ambiental da Caixa Economica Federal, nos projetos DIST - Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território em empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Campinas em parceria com o Instituto Elos.

Também com recursos no Fundo Socio Ambiental, atuou no Programa ICES - Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis no município de Palmas, com o Instituto Pólis.

O resultado de seus trabalhos reside na efetiva implementação dos estudos junto às prefeituras e seus técnicos, bem como através da apropriação de seus conteúdos junto as comunidades envolvidas, traduzindo conteúdos técnicos em mobilização social.


DEMACAMP - PLANEJAMENTO, PROJETO E CONSULTORIA S/S LTDA
RUA DIRCE BARBIERI GIANESE 167 | BARÃO GERALDO - CAMPINAS-SP | CEP 13.084-568
Tel: (19) 3289-0357 | e-mail:demacamp@demacamp.com.br