

DIST II
Uma Escola de Transformação para Comunidades Empreendedoras
O projeto “DIST Campinas – Uma Escola de Transformação para Comunidades Empreendedoras”, desenvolvido pela Demacamp em parceria com o Instituto Elos, inicia com a leitura técnica urbanística que subsidia e orienta a definição das ações e investimentos públicos que visem a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos empreendimentos da Minha Casa Minha Vida. Deverá também instrumentalizar as primeiras conversas com a comunidade sobre a qualidade de vida no bairro, bem como embasar as negociações junto aos órgãos públicos sobre outros trabalhos e projetos para o entorno da área. O DIST Campinas abrange o território de 3 empreendimentos do MCMV no município, os quais abrigam um total de 6.888 famílias : Sirius, Abaeté e Jardim Bassoli. É um projeto de pós-ocupação, com os seguintes objetivos:
A análise dos empreendimentos se deu a partir do entendimento de sua localização e relação com o bairro e a cidade. A infraestrutura é analisada do ponto de vista da micro região (conjunto habitacional e bairros vizinhos), entendendo que não é possível o conjunto ter vida isolada de seu contexto.
O desenho urbano do bairro também foi analisado dando enfoque às áreas públicas e à possibilidade de apropriação por parte do coletivo dos espaços de uso comum.
Arborização, limpeza e existência de equipamentos públicos também foram objeto de análise.
A metodologia adotada para a realização deste trabalho identificará as oportunidades oferecidas pelo bairro e também suas fragilidades e áreas que necessitam de maior atenção, apontando fatores que definem suas vantagens e desvantagens para a vida cotidiana. Deste modo, foram analisadas as relações dos moradores para com o conjunto, os bairros vizinhos e a cidade como um todo, seus deslocamentos diários casa-trabalho, para lazer, estudos, e os equipamentos públicos por eles utilizados.
Entender o território de maneira ampliada na escala do bairro, região e cidade é
condição para propor uma estratégia eficaz de transformação. Para se verificar a
vitalidade de um espaço urbano é necessário examinar o funcionamento urbano
e econômico deste espaço.
Os resultados podem ser encontrados em:


Ficha técnica
Área de abrangência: Bassoli, Sírius e Abaeté
Cliente: Fundo Socioambiental - CAIXA
Período: 2017 - 2018
