

Maranhão (MA)
Relatório Antropológico
Foram realizados pesquisa e elaboração de relatórios antropológicos em 5 comunidades quilombolas, localizadas em municípios distintos no estado do Maranhão: Sto Antonio dos Pretos (Grajaú-MA), Peixes (Colinas-MA), Mandacaru dos Pretos (Matões-MA), Onça (Santa Inês-MA) e São Pedro (São Luís Gonzaga-MA).
As atividades incluíram levantamento de dados secundários, incursões prolongadas em campo, pesquisas etnográficas, bibliográficas e documentais, organização e análise das informações levantadas, elaboração de gráficos, tabelas e mapas e redação de textos técnicos analíticos.
Foram feitos relatórios para cada uma das comunidades, com a descrição e análise dos processos de ocupação e manutenção das áreas que compõem os territórios – a territorialização do espaço –, terminando por evidenciar, em todos os casos, que essas territorializações ocorreram concomitante à formação dos próprios grupos, tendo contribuído na formulação dos princípios que regulam a vida e atividade social, econômica e religiosa das comunidades atualmente. Em cada caso, foi identificada a área que compõe o território e justificado o vínculo da comunidade quilombola demandante com cada parte do todo.
Os relatórios apresentaram informações e análises de caráter histórico, social, econômico, ambiental e cultural para a identificação e caracterização das comunidades, resultando na proposição fundamentada dos limites dos respectivos territórios remanescentes de quilombo.


Ficha técnica
Área de abrangência: Estado do Maranhão, Municípios de Grajaú, São João do Sóter, Colinas, Matões, Santa Inês, São Luís Gonzaga
Cliente: INCRA - MA
Período: 2016 - 2018
