Itu (SP)

Levantamento Histórico e Arquitetônico

O livro reúne um conjunto de breves estudos históricos sobre a vida e a cultura de afro-brasileiros na cidade de Itu, abrangendo tanto o século XIX como o século XX. Vários aspectos dessas vidas estão aqui retratados: os conflitos inerentes às relações escravocratas, as formas de trabalhar para ganhar o sustento, as maneiras de se divertir junto com seus parceiros, as formas de vida religiosa. Ainda que os estudos façam referência a contextos sociais, econômicos e políticos mais amplos, como a sociedade brasileira, seu foco principal são as condições e a vida de indivíduos afro-brasileiros que viveram ou que vivem em Itu, uma cidade no interior do estado de São Paulo. Essa região registra, em todo o século XIX, relacionado aos ciclos do açúcar e do café, um afluxo enorme de escravizados (na sua grande maioria, africanos), que marcou enormemente a sua sociedade e cultura. O livro integra um projeto mais amplo de promoção da memória dos afro-brasileiros na cidade de Itu.

tu é uma cidade que remonta ao período da colonização no estado de São Paulo. Base da penetração bandeirante em busca de ouro, prata e pedras preciosas e do aprisionamento de índios, com o decorrer do tempo desenvolveu-se através, primeiramente, do ciclo do açúcar, sucedido pelo do café, e, já no século XIX, implantou, ainda que de forma modesta, um setor industrial. Esta trajetória histórica está bem representada arquitetonicamente por igrejas, santuários, conventos, prédios públicos, fazendas, fábricas antigas, que compõem um sítio histórico cuja importância tem sido reconhecida pelo IPHAN desde a década de 30 do século passado.  

Este cuidado com o patrimônio material tem ajudado a cidade a possuir uma identidade histórica. Entretanto, na construção desta imagem, em geral, têm sido privilegiados quase que exclusivamente bens patrimoniais culturais de origem européia e/ou relacionados às elites dirigentes. Bens culturais e históricos relacionados às camadas populares e/ou aos afro-brasileiros não 2 estão presentes nesta identidade oficial . Resolvemos desenvolver o projeto “Cultura Afro-Brasileira em Itu”, que inclui a realização de uma feira afr brasileira e a elaboração deste livro, com o objetivo geral de promover o reconhecimento, pela própria cidade, da história e da cultura da sua numerosa população afro-brasileiro.

O livro consiste em uma série de breves textos que abordam temas caros à memória dos afro-brasileiros da cidade de Itu. Alguns desses temas já 4 apareceram em estudos anteriores, como é o caso do Samba de Bumbo, muitas vezes em trabalhos de circulação extremamente restrita, mas na sua maioria são praticamente inéditos. Nosso trabalho foi o de transpor para a linguagem escrita uma memória que tem sido transmitida predominantemente pela oralidade, restrita, muitas vezes, aos círculos familiares .

Ficha técnica

Área de abrangência: Município de Itu-SP

Cliente: Ministério da Cultura - UNESCO

Período: 2008 - 2009



×

Rua Dirce Barbieri Gianese, 167 - Vila São João, Campinas-SP - 13.084-568 | +55 (19) 3289-0357 | +55 (19) 99955-3493 | demacamp@demacamp.com.br