

Homex
Estudo de Concepção do Projeto de Intervenção no Território
O Estudo de Concepção do Projeto de Intervenção no Território Homex tem como objetivo oferecer insumos para a viabilização da urbanização integral do assentamento, com vistas a assegurar aos moradores o direito à moradia adequada, de forma integrada com a promoção de sua inserção à cidade e à melhoria da qualidade social, urbana e ambiental da
região em que está inserida. Mais especificamente, o Estudo de Concepção visa apoiar a captação de recursos para estruturação de contratos de financiamento da Política Habitacional, considerando novos modelos de intervenção e inovações.
O Núcleo Informal Homex localiza-se junto ao limite sul da área urbana do município de Campo Grande, em um território periférico, na região urbana Anhanduizinho, bairro Centro-Oeste, com carências importantes de urbanização e acesso a serviços públicos. A ocupação data de 2017, ocupando área de 470.587,06 m² onde residem em torno de 3.634 pessoas.
Os levantamentos realizados identificaram 213 moradias precárias (de madeira ou outros materiais improvisados) que representam 15% do total de 1.434 imóveis existentes no Núcleo. Não há ligação formal à rede de água ou esgotamento sanitário, grande parte das vias não tem pavimentação nem drenagem e a ligação de energia é majoritariamente irregular, caracterizando uma situação de precariedade generalizada em termos de acesso à infraestrutura essencial.





Ficha técnica
Área de abrangência: Homex, Município de Campo Grande – MS
Cliente: Prefeitura Municipal de Campo Grande – MS, Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários - AMHASF
Período: 2022 - 2023
×
