Itaparica (BA) e Vera Cruz (BA)

Sistema Viário Oeste - Estudos Urbanísticos

Um Cadastro Imobiliário Digital é um cadastro com toda e qualquer informação imobiliária passível de ser espacializada, podendo ser representada cartograficamente em formato digital. A disponibilidade prévia de uma base cartográfica digital georreferenciada, com identificação de quadras e lotes em polígonos fechados, é uma prerrogativa necessária para a realização do cadastramento imobiliário digital. Como os municípios de Itaparica e Vera Cruz não dispunham de uma base que atendesse às condições técnicas exigidas para a utilização da metodologia digital de coleta de dados, buscou-se utilizar as bases cartográficas digitais disponíveis em órgãos e concessionárias do Governo do Estado e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, porém sem resultados factíveis. A alternativa, então, foi utilizar os croquis dos loteamentos – desenhos feitos à mão –, disponíveis no registro da Prefeitura, que foram digitalizados e georreferenciados e vetorizados, de modo a reconstituir cada desenho com a máxima precisão possível e obter os arquivos digitais das quadras e lotes das cidades, correlacionados com suas posições geográficas reais. A base obtida através deste processo gerou três arquivos georreferenciados por área vetorizada: arquivo de lote, arquivo de quadra e arquivo de face de quadra, sobre os quais foram lançados os atributos de cada imóvel identificado na base cadastral da Prefeitura.

Após o processamento da base cartográfica municipal do formato impresso para o formato digital, foram realizados os trabalhos de campo, ou o cadastramento propriamente dito, quando os cadastradores percorreram os bairros quadra a quadra, lote por lote, munidos de microcomputadores portáteis com um software que permitia a coleta dos dados e a verificação e atualização automática de todas as informações pertinentes ao Cadastro, tais como nomes de logradouro, números de portas, atividades econômicas, além de dados sobre a infraestrutura urbana presentes nas quadras. A utilização deste sistema permitiu que a maior parte das informações coletadas em campo pudesse ser imediatamente confrontada com as bases existentes da Prefeitura, o que reduziu o esforço de verificações posteriores.

Posteriormente, os dados obtidos eram transferidos para um servidor onde todas as informações coletadas foram analisadas, processadas e consolidadas. O produto final do cadastro consistiu em uma base cartográfica digital georreferenciada, em formato shape-file, à qual está associada um banco de dados com todas as informações obtidas no processo de cadastramento.

Ficha técnica

Área de abrangência: Salvador e Ilha de Itaparica (Municípios de Itaparica e Vera Cruz) e Recôncavo Baiano

Cliente:  SEDUR - Secretaria de Desenvolvimento Urbano Governo do Estado da Bahia

Período: 2014 - 2016



×

Rua Dirce Barbieri Gianese, 167 - Vila São João, Campinas-SP - 13.084-568 | +55 (19) 3289-0357 | +55 (19) 99955-3493 | demacamp@demacamp.com.br