

UGP ATIBAIA/PINHEIROS
Plano Diretor de Reflorestamento
O Plano Diretor de Reflorestamento da UGP Atibaia/Pinheiros foi elaborado para o Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sob a coordenação da UGP-Unidade de Gerenciamento do Programa OO1- Sub-bacia Atibaia/Pinheiros.
O plano apresenta os dados levantados de abril a dezembro de 2003, quando foram realizados levantamentos bibliográfico e desenvolvidos estudos de campo na área de estudo, que abrange 445,8 km² nos municípios de Campinas, Valinhos,Vinhedo e Itatiba. A participação e o acompanhamento por parte de membros das prefeituras e outras entidades governamentais e não-governamentais que atuam na região possibilitou a elaboração de um plano diretor pautado na realidade local, na tecnologia e recursos disponíveis e na legislação vigente.
O relatório final abrange o diagnóstico das condições de degradação e preservação nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a estimativa da quantidade de mudas necessárias para reflorestamento. Propõe uma metodologia multi-criterial para a priorização de sub-bacias,identificando as áreas prioritárias para ação, caracterizadas de maneira detalhada.Finalmente, propõe as formas e modelos indicados para o desenvolvimento planejado das ações, por meio de um planejamento estratégico, identificandoprogramas em desenvolvimento e complementares aos de reflorestamento na bacia.
Destaca-se o levantamento do uso do solo nas APPs e o mapeamento dos fragmentos de vegetação nativa, realizado por meio de fotografias aéreas e checagens de campo, resultando na produção de 27 cartas na escala 1:20.000,as quais permite observar as características das APPs e das áreas com vegetação natural.


Ficha técnica
Área de abrangência: Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Cliente: Consórcio PCJ
Período: 2004
