

Palmas
Plano de Ação Palmas Sustentável
O Plano de Ação Palmas Sustentável foi elaborado por meio da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do BID com recursos do Fundo Socioambiental da CAIXA em parceria com o Instituto Pólis. Envolveu etapas de diagnóstico, priorização de áreas e o desenvolvimento de soluções sobre os desafios de desenvolvimento de médio e longo prazo da cidade.
Palmas foi a quarta cidade brasileira a receber o plano de ação dentro da parceria com a CAIXA e contava com bons indicadores socioeconômicos, se comparada a outras cidades da América Latina e Caribe. Entretanto, enfrentava desafios importantes a serem vencidos para garantir a sustentabilidade de seu território no longo prazo.
O estudo apontou alguns indicadores que mereciam atenção imediata para o desenvolvimento sustentável da cidade como: mobilidade urbana, competitividade da economia, uso do solo, ordenamento territorial, desigualdade urbana, gestão pública moderna e autonomia financeira. Uma pesquisa de opinião pública aplicada para a elaboração do plano de ação demonstrou, ainda, a preocupação da população com saúde, segurança, renda e educação. A pesquisa foi utilizada como um dos elementos para a priorização dos temas selecionados na cidade.
O estudo indicou, também, que para alcançar seus objetivos a cidade de Palmas deveria estimular o potencial turístico ainda não explorado e incentivar novas modalidades de negócios para impulsionar a economia e o desenvolvimento da região. Seria preciso ainda buscar sinergias e somar esforços com diferentes esferas de governo e da sociedade, de forma a ampliar a governabilidade e buscar soluções concretas para problemas prementes e de grande impacto na qualidade de vida dos cidadãos como a mudança no ordenamento territorial, buscando tornar a cidade mais compacta.


Ficha técnica
Área de abrangência: Município de Palmas (TO)
Cliente: BID, FSA CAIXA e Prefeitura de Palmas
Período: 2014 - 2015
