

Itapevi (SP)
Plano Diretor
Itapevi é um município com 82.658 km² e população de 232.297 pessoas (IBGE, 2022), localizado no extremo oeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a poucos quilômetros da capital. É servido pelas últimas estações do transporte ferroviário metropolitano (Linha 8 – Diamante) e cortado pela Rodovia Castelo Branco, que liga a capital do estado ao centro-oeste paulista, que atua como um forte indutor da ocupação industrial recente, em que se destacam empresas dos ramos farmacêutico, químico e de alimentos, além de grandes unidades logísticas.
A topografia acidentada é uma característica marcante de Itapevi, razão pela qual a ocupação urbana iniciou-se em um fundo de vale, na confluência de três corpos d’água da bacia hidrográfica do rio Barueri. O adensamento e os baixos níveis de permeabilidade tornaram essa região, que corresponde ao centro da cidade, uma área crítica de inundação. A partir do centro, o crescimento urbano estendeu-se, de forma fragmentada, ao longo do eixo ferroviário (leste-oeste) e da rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva (SP 274), que segue na direção sul (antiga zona rural), subindo encostas, que formam áreas de risco ocupadas por população de baixa renda.
O ordenamento territorial proposto pelo plano diretor, em consonância com o zoneamento metropolitano proposto pelo PDUI da RMSP, pautou-se pelo controle da urbanização, instituindo duas macrozonas de proteção – uma ao norte e outra ao sul –, além da macrozona reconhecida como propriamente urbana, com níveis variáveis de aproveitamento do solo, em função das condicionantes físico-ambientais.
No processo participativo de elaboração do plano diretor, além de atividades de capacitação e de oficinas presenciais para a leitura comunitária, foi criada uma plataforma digital interativa que recolhia e debatia propostas e sugestões para o projeto de lei do plano diretor participativo.


Ficha técnica
Área de abrangência: Município de Itapevi – SP
Cliente: Prefeitura Municipal de Itapevi
Período: 2018-2019
